Revelados os pilotos do Mundial de Superbike
- Por Thiago Berardi
- Em Competições
- 11 JAN 2018
- 10H37

Dorna publicou a lista oficial de pilotos da próxima temporada do Mundial SBK, com várias caras novas.
Depois de reveladas as novidades técnicas pelas quais se vai guiar o Mundial de Superbike na próxima temporada, como por exemplo a limitação das rotações que cada motor pode fazer, ou limitação no desenvolvimento das motos quando estas sejam demasiado dominadoras.
Chegou a vez da Dorna publicar a lista de pilotos que vão competir ao longo das 13 rondas previstas no calendário 2018, que começa de 23 a 25 de Fevereiro no circuito de Phillip Island, Austrália.
No total serão 21 pilotos divididos por 15 equipas
Umas com maior apoio de fábrica do que outras, como habitualmente, equipas essas que vão colocar nas pistas motos de 8 marcas diferentes: Kawasaki, Ducati, Yamaha, Aprilia, Honda, MV Agusta, BMW e ainda a regressada Suzuki!
Nas principais equipas da Kawasaki, Ducati, Yamaha ou Aprilia, não vão existir mudanças em termos de pilotos.
Jonathan Rea, campeão de SBK três anos consecutivos
Continuará a ser o “alvo a abater” aos comandos da Kawasaki Ninja ZX-10RR, Tom Sykes fará de tudo para finalmente bater o seu companheiro de equipa, enquanto Chaz Davies e Marco Melandri aos comandos da Ducati Panigale R da Aruba.it estarão na linha da frente para dar luta à Kawasaki.
Na PATA Yamaha a dupla Alex Lowes e Michael van der Mark espera começar a temporada mais perto dos rivais de topo, e tendo em conta os resultados no final de 2017 são bem capazes de conseguir dar luta desde início às Kawasaki e Ducati oficiais.
Enquanto na Aprilia Milwaukee, Eugene Laverty e Lorenzo Savadori esperam que a casa de Noale consiga evoluir as RSV4 RF de forma a tornar os seus V4 mais competitivos tendo em conta as novas restrições técnicas.
Numa lista de pilotos onde a Grã-Bretanha é a nação mais representada, com cinco nomes, os destaques são as muitas mudanças e novidades.

Em termos de novos pilotos
E de acordo com a lista publicada pela Dorna, poderemos encontrar sete novidades: os dois nomes mais fortes são Loris Baz e Yonny Hernandez, no caso de Baz é um regresso e logo para a Althea BMW, enquanto Hernandez torna-se em mais um ex-piloto de MotoGP a passar para o Mundial de Superbike.
Outros destaques são o americano Jake Gagne
Agora a tempo inteiro no lugar de Stefan Bradl na equipa Red Bull Honda, com o alemão a passar a ter um papel de piloto de testes dentro da Honda, a dupla da Grillini Suzuki composta pelo veterano Roberto Rolfo e pelo jovem Gabriele Ruiu de apenas 17 anos, enquanto Toprak Razgatlioglu.
O jovem turco protegido de Kenan Sofuoglu, vai passar a mostrar o que vale nas SBK aos comandos de uma Ninja ZX-10RR da equipa Pucetti. Já o estreante Patrick Jacobsen sobe das Supersport com a equipa privada TripleM Honda.
Dos pilotos que se mantêm da temporada 2017, há ainda a registar algumas mudanças interessantes e que poderão dar outra emoção às corridas do Mundial de Superbike.
O espanhol Jordi Torres abandonou o projecto da BMW e aceitou ocupar o lugar deixado vago por Leon Camier na MV Agusta Reparto Corse, com o britânico por sua vez a assinar acordo com a Red Bull Honda.
De relembrar que na temporada 2018
E tal como aconteceu este ano, o Autódromo Internacional do Algarve, em Portimão, será palco de uma das 13 rondas do calendário do Mundial de Superbike. A ronda lusa será disputada entre os dias 14 e 16 de Setembro do próximo ano.
Fonte: Andar de Moto